quarta-feira, 9 de maio de 2012

O mito Gt 40 e sua Historia de sucesso
Falar desse Mito e complicado !! Bom pq to falando deste modelo vencedor no grupo do facebook Revista Hot Rods vi a foto GT 40 branco com faixa azul postado por uma apaixonada pelo carro STEPHANIE THOMAZ!!! Vou contar a historia desse modelo vencedor!!!
Henry Ford II queria um Ford em Le Mans desde os anos 1960. Na primavera de 1963, a Ford teria recebido a palavra através de um intermediário europeu que Enzo Ferrari estava interessada em vender a Ford Motor Company. Ford gastou vários milhões de dólares em uma auditoria dos ativos da fábrica da Ferrari e nas negociações legais, só para ter Ferrari unilateralmente cortado palestras em um estágio atrasado devido a disputas sobre a capacidade de dirigir corridas roda aberta. Ferrari , que queria continuar a ser a única operador de sua empresa desportos motorizados divisão, ficou irritado quando lhe foi dito que ele não seria permitido correr na 500 Milhas de Indianápolis se o negócio passou por uma vez Ford fielded carros Indy utilizam motor da empresa, e não quer concorrência da Ferrari. Enzo cortar o negócio fora de despeito e Henry Ford II, furioso, dirigiu a sua divisão de corrida para encontrar uma empresa que poderia construir uma Ferrari-batedor no mundo circuito endurance-racing. Para este fim a Ford começou a negociação com a Lotus , Lola , e Cooper . Cooper não tinha experiência em GT ou protótipo e os seus desempenhos na Fórmula Um estava declinando. Lotus já era um parceiro para o seu Ford Indy 500 do projeto. Os executivos da Ford já duvidou da capacidade de Lotus para lidar com este novo projeto. Colin Chapman , provavelmente, tinham visões semelhantes como ele pediu um alto preço por sua contribuição e insistiu que o carro (que se tornou o Lotus Europa ) deve ser nomeado um Lotus-Ford, um atitude que pode ser visto como uma recusa educada. A proposta Lola foi escolhida, uma vez que Lola tinha usado um motor Ford V8 em sua mid-motor Lola Mk 6 (também conhecida como Lola GT). Foi um dos carros de corrida mais avançadas da época, e fez um desempenho notável em Le Mans de 1963, embora o carro não terminou, devido à baixa alavancagem e assim acelerando para fora na reta Mulsanne. No entanto, Eric Broadley , dono Carros Lola 'e designer-chefe, concordaram com uma contribuição pessoal de curto prazo para o projeto sem envolver carros Lola.
O acordo com a Broadley incluiu uma colaboração de um ano entre a Ford e Broadley, ea venda dos dois Lola Mk 6 chassis construídos para Ford. Para formar a equipe de desenvolvimento, a Ford também contratou o ex- Aston Martin gerente da equipe John Wyer . Ford Motor Co. engenheiro Roy Lunn foi enviado à Inglaterra, ele havia projetado a meados de motor Mustang I de carro conceito movido por um 1,7 litros V4. Apesar do pequeno motor do Mustang I, Lunn foi o engenheiro Dearborn só para ter alguma experiência com um carro de motor central. Supervisionado por Harley Copp , a equipe de Broadley, Lunn e Wyer começou a trabalhar no novo carro na fábrica Lola em Bromley. No final de 1963 a equipe mudou-se para Slough , perto do aeroporto de Heathrow . Ford então estabelecida Ford avançada Veículos Ltd , uma nova subsidiária, sob a direção de Wyer, para gerenciar o projeto. O primeiro chassi construído por Abadia Painel de Coventry foi entregue em 16 de março de 1963. O primeiro "Ford GT", o GT/101 foi revelado na Inglaterra em 1 de abril e logo depois exposto em Nova York. Foi alimentado pelo motor de 4,2 L com um Fairlane Colotti transaxle, a usina mesma foi utilizada pelo GT Lola ea Lotus single-seater 29, que veio em um segundo altamente controversa na Indy 500 em 1963. (Um projeto a cabeça DOHC foi usado nos últimos anos na Indy. Ganhou em 1965 no Lotus 38.) A Ford GT40 foi o primeiro correu maio 1964 no Nürburgring corrida de 1000 km , onde aposentou-se com problemas na suspensão depois de segurar o segundo lugar no início do evento. Três semanas mais tarde, as 24 Horas de Le Mans , todas as três entradas aposentou embora o carro Ginther / Gregory levou a campo a partir da segunda volta até seu primeiro pit stop. Depois de uma série longa temporada de resultados desastrosos em John Wyer, em 1964, o programa foi entregue à Carroll Shelby após a corrida Nassau 1964. Os carros foram enviados diretamente para Shelby, ainda com a sujeira e danos a partir da corrida de Nassau. Carroll Shelby foi anotado para reclamar que os carros foram mal conservados quando ele as recebeu, mas mais tarde informações revelaram os carros estavam lotados, logo que a corrida tinha terminado, e FAV nunca teve uma chance de limpar e organizar os carros para serem transportados de Shelby. Shelby primeira vitória veio em sua corrida de estréia com o programa Ford, com Ken Miles e Lloyd Rubi tomar um Shelby American GT40-entrou para a vitória na Daytona de 2000, em Fevereiro de 1965. O resto da temporada, no entanto, foi um desastre. A experiência adquirida em 1964 e 1965 permitiu que o 7-litros Mk II a dominar as 24 Horas de Le Mans corrida em 1966 com um resultado 1-2-3. O acabamento, no entanto, foi nublado em controvérsia: nas últimas horas, o Ford GT de neozelandeses Bruce McLaren e Chris Amon de perto acompanhavam o líder Ford GT conduzido pelo inglês Ken Miles e neozelandês Denny Hulme . Com um programa multi-milhões de dólares finalmente à beira do sucesso, os funcionários da equipe Ford enfrentou uma difícil escolha. Eles poderiam permitir que os drivers para liquidar o resultado competindo entre si - e arriscar um ou ambos os carros quebrar ou cair. Eles poderiam ditar uma ordem de chegada para os motoristas - garantindo que um conjunto de drivers seria extremamente infeliz. Ou eles poderiam arranjar um empate, com a McLaren / Amon e Hulme Milhas carros que atravessam a lado a lado-line. A equipe escolheu o último McLaren e informada e Miles da decisão pouco antes de os dois entraram em seus carros para a temporada final. Então, não muito antes da chegada, o Automobile Club de l'Ouest (ACO), organizadores do evento Le Mans, informou que a Ford diferença geográfica em posições iniciais seriam tidas em conta em um acabamento de perto - o que significa que a McLaren / Amon veículo, que tinha começado talvez 60 pés (18 m) atrás do carro Hulme-Miles, teria chão coberto de um pouco mais ao longo das 24 horas e seria, portanto, o vencedor. Em segundo lugar, os funcionários da Ford admitiu mais tarde, a relação controversa da empresa com Miles, seu motorista contrato superior, executivos colocados em uma posição difícil. Eles poderiam recompensar um driver excepcional que tinha sido em tempos extremamente difíceis de trabalhar, ou eles poderiam decidir em favor dos motoristas (McLaren / Amon), com menos compromisso com o programa Ford, mas que tinha sido mais fácil de lidar. Ford preso com a foto final orquestrada, mas Miles, profundamente amargo sobre esta decisão depois de sua dedicação ao programa, lançou seu próprio protesto de repente retardando a poucos metros da chegada e deixar a McLaren através da primeira linha. Miles morreu em um acidente de testes na J-car (mais tarde a tornar-se o Mk IV) em Riverside Raceway (CA) apenas dois meses depois.
Morte de Miles ocorreu ao volante do Ford "J-carro", uma iteração do GT40, que incluiu várias características únicas. Entre eles, uma construção de alumínio chassis favo de mel e um "breadvan" design corpo que experimentou com " Kammback "teorias aerodinâmicas. Infelizmente, o acidente Miles fatal foi atribuída, pelo menos em parte para a aerodinâmica não comprovados do desenho J-carro, bem como resistência do chassis experimental '. A equipe embarcou em um redesenho completo do carro, que ficou conhecido como o Mk IV. O Mk IV, um novo design com um motor Mk II mas um chassi diferente e um corpo diferente, ganhou no ano seguinte, em Le Mans (quando Mark IV quatro, três Mark IIs e três Mark está correndo). As altas velocidades alcançados em que a raça causou uma mudança de regra, que já veio em vigor em 1968: os protótipos foram limitados à capacidade de a 3,0 litro, o mesmo que na Fórmula Um . Isso tirou o V12-powered Ferrari 330P , bem como a Chaparral ea Mk. IV. Se pelo menos 50 carros tinham sido construídas, sportscars como o GT40 e Lola T70 foram autorizados, com um máximo de 5,0 L. John Wyer 's 4,7 litros revista (Bored para 4,9 litros, e o-rings cortados e instalados entre o pavimento e na cabeça para evitar a falência cabeça junta, um problema comum encontrado com o motor 4.7.) Mk I. Ele venceu as 24 Horas de Le Mans raça em 1968 contra os protótipos frágeis menores. Este resultado, somado quatro vitórias redondas outros para o GT40, Ford deu a vitória no Campeonato Internacional de 1968 Makes . O GT40 é destinado 3,0 L de substituição, o Ford P68 , e os carros Mirage provou ser um fracasso. Em 1969, enfrentando protótipos mais experientes e os novos ainda assim não confiáveis ​​4,5 L flat-12 movidos a Porsche 917s , os vencedores Jacky Ickx / Jackie Oliver conseguiu bater o restante 3,0 litros 908 Porsche por apenas alguns segundos com o GT40 já ultrapassada (em o carro muito que tinha ganho em 1968 - o lendário GT40P/1075). Além do desgaste do freio no Porsche ea decisão de não mudar almofadas tão perto da extremidade da raça, a combinação vencedora foi relaxado condução por ambos os GT40 motoristas e heróicos esforços na hora certa pelo (na época Le Mans 'rookie) Ickx, que venceu Le Mans cinco vezes mais nos últimos anos. Em 1970, a revista Porsche 917 dominou eo GT40 tinha se tornado obsoleto.
Mk I A Ford GT40 Mk I competir em 1969 1,000 km de corrida Nurburgring O Mk I foi o Ford GT40 originais. Protótipos iniciais eram equipados com 4,2 litros (255 cu.in) motores V8 de liga leve [ 5 ] e os modelos de produção foram alimentado por 4,7 litros (289 cu.in) como motores usados ​​no Ford Mustang . Cinco modelos de protótipos foram construídos com roadster carroçaria, incluindo o Ford X-1. [ 1 ] O Ford X-1 era um roadster construído para contestar a Queda 1965 North American Pro Series, um precursor do CanAm , entrou pela equipe de Bruce McLaren e dirigido por Chris Amon. O carro tinha um chassi de alumínio construída em painéis Abbey e foi originalmente movido por um motor de 4,7 litros (289ci). O propósito real deste carro foi testar diversas melhorias provenientes de Kar Kraft, Shelby e McLaren. Caixas de velocidades utilizadas foram: uma Hewland LG500 e pelo menos uma caixa automática. Mais tarde, foi atualizado para a Mk II com um litro 7,0 (427ci) motor e um padrão de quatro relação Kar Kraft caixa de velocidades, no entanto o carro manteve características específicas, como seu teto aberto e chassis leve. O carro passou a ganhar as 12 Horas de Sebring em 1966.
Mk II Ford GT40 Mk II traseira O Mk II usou o motor de 7,0 litros (427ci) do Ford Galaxie . Para Daytona de 1967, dois modelos Mk II (chassi 1016 e 1047) foram equipados com Mercury 7.0 litros motores. O mercúrio é um Ford Motor Company divisão, e de Mercúrio 427 era exatamente o mesmo motor da Ford com diferentes logotipos. Um lote de eixos de entrada de calor erroneamente tratados nos transaxles afastado praticamente todos os Ford na corrida, no entanto, ea Ferrari ganhou 1-2-3.
Mk III Ford GT40 versão de estrada O Mk III era uma estrada de carro-somente, dos quais 7 foram construídos. [ 1 ] O carro tinha quatro faróis, a parte traseira do corpo foi ampliado para dar espaço para a bagagem, o motor de 4,7 litros foi detuned a 335 bhp (250 kW), os choques foram atenuadas, a alavanca de mudança foi movida para o centro do carro e estava disponível com o volante no lado esquerdo do carro. Como o Mk III olhou significativamente diferente dos modelos de corrida muitos clientes interessados ​​em comprar um GT40 para utilização em estrada escolheu para comprar um Mk I que estava disponível a partir de Wyer Ltd.
J-car 1967 Ford GT40 Mk IV, que foi desenvolvido a partir da J-carro Num esforço para desenvolver um carro com melhores aerodinâmica e mais leves, foi decidido para reter o motor de 7 litros, mas redesenhar o resto do carro. A fim de trazer o carro mais "em casa" e diminuir a parceria com empresas inglesas, veículos Ford avançadas foi vendido para John Wyer eo carro novo foi projetado pelos estúdios da Ford e produzido pela subsidiária da Ford Kar Kraft em Ed do casco . Houve também uma parceria com a Aircraft Corporation Brunswick para conhecimentos sobre o novo uso do favo de mel de alumínio painéis colados juntos para formar uma leve mas rígido "banheira". O carro foi designado como o J-carro, como ele foi construído para atender à nova regulamentação Anexo J [ 6 ] que foram introduzidas pela FIA em 1966. [ 7 ] O primeiro carro-J foi concluída em março de 1966, e estabeleceu o melhor tempo nos testes em Le Mans desse ano. A cuba pesava apenas 86 lb (39 kg), e todo o carro pesava apenas £ 2.660 (1,210 kg), 300 lb (140 kg) menos do que o Mk II. Decidiu-se executar os MkIIs devido à sua fiabilidade comprovada, no entanto, e pouco ou nenhum desenvolvimento foi feito sobre o J-carro para o resto da estação. Após Le Mans, o programa de desenvolvimento para o J-carro foi retomado, e um segundo carro foi construído. Durante uma sessão de testes em Riverside International Raceway, em agosto de 1966, com Ken Miles condução, o carro de repente ficou fora de controle no final de alta velocidade de Riverside, 1 km de comprimento costas retas. O chassi do favo de mel não fez jus ao seu objetivo do projeto, quebrando com o impacto, explodindo em chamas e matando Miles. Foi determinado que as originais, de topo plano "pão" van aerodinâmica do carro, não tendo qualquer tipo de spoiler, foram implicados na geração de elevador em excesso. Portanto, um corpo mais convencional, mas significativamente mais aerodinâmica foi projetada para o posterior desenvolvimento da J-carro que foi oficialmente conhecido como o Mk IV GT40. [ 8 ] Um total de nove carros foram construídos com os números de J-carro de chassis embora seis foram designados como IVs Mk e um como o G7A. [ 1 ]
Mk IV Ford GT40 Mk IV O Mk IV foi construído em torno de um chassis reforçado J alimentado pelo mesmo motor 7,0 L como o Mk II. Excluindo o motor, o Mk IV era totalmente diferente da GT40s outros, utilizando um chassis específico e carroçaria específico. Como consequência directa do acidente Miles, a equipe instalou um NASCAR estilo gaiola de tubos de aço-no Mc. IV, o que tornou muito mais segura, mas negada a maioria do peso poupança da construção do favo de mel de painel. Dan Gurney queixaram-se frequentemente o peso do Mk IV, desde que o carro era de 600 libras (270 kg) mais pesadas do que as Ferraris ele correu. Durante os treinos em Le Mans em 1967, em um esforço para preservar os freios altamente estressados, Gurney desenvolveu uma estratégia (também adotado por co-piloto AJ Foyt) de apoiar completamente o pé do acelerador várias centenas de metros antes da abordagem do hairpin e Mulsanne virtualmente inércia para a área de travagem. Esta técnica salvou os freios, mas o aumento resultante nos tempos do carro de volta gravadas durante a prática levou à especulação de dentro da equipe Ford que Gurney e Foyt, em um esforço para comprometer a configurações de chassis, tinha irremediavelmente "marcado para" seu carro. O Mk. IV correu em apenas duas corridas, o 1967 12 Horas de Sebring e os 1967 24 Horas de Le Mans e ganhou ambos os eventos. [ 8 ] A instalação da gaiola acabou creditado por muitos com salvar a vida de Mario Andretti, que caiu violentamente em um Mk. IV durante o 1967 Le Mans, mas escapou com ferimentos leves. Ao contrário do Mk.I mais cedo e carros III, que eram inteiramente britânico, os Mk.IIs e IVs foram construídos nos Estados Unidos, este último por Shelby . Le Mans 1967 continua a ser a única vitória verdadeiramente todo-americana em Le Mans história. Um total de 6 IVs Mk foram construídos. [ 1 ]
Le Mans 24 vitórias horas Distância Acelerar Ano Carro Drivers km mph kmh 1966 Mk II Chris Amon , Bruce McLaren 4.843,09 130,98 210,80 1967 Mk IV Dan Gurney , AJ Foyt 5.232,90 135,48 218,03 1968 Mk I Pedro Rodríguez , Lucien Bianch 4.452,88 115,29 185,54 1969 Mk I Jacky Ickx , Jackie Oliver 4.997,88 129,40 208,25
Nesta foto foi a Ultima vitoria do gt 40 com o gde Jack Ickx !!!! tem uma bela caricatura G.hill !!!!Obg por apreciar essa bela historia sobre o Gt 40 depois posto do carro que foi um demolidor de recorde em Lemans!!!!Porsche 917!!!!
esse e o gt 40 o mito!!!!by washington luiz

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