segunda-feira, 18 de junho de 2012


Audi, com o bólido nº 1, domina e volta a vencer as 24 Horas de Le Mans



A Audi, com os pilotos Benoit Treluyer, Andre Lotterer e Marcel Fassler, conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. A marca alemã dominou e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela 11ª vez em 13 anos, terceira consecutiva e segunda com o mesmo trio. Foi também um histórico primeiro triunfo para um modelo com a tecnologia e-tron quattro.
Quem recebeu a bandeirada foi Andre Lotterer, que dividiu a pilotagem com Benoit Treluyer e Marcel Fassler. Eles lideraram a maior parte do evento, e a maior ameaça foi a Audi nº 2, guiada no final por Allan McNish e dividida com Tom Kristensen e Dindo Capello.

A marca alemã ocupou as três primeiras posições, respectivamente com os bólidos nº 1, 2 e 4, este em uma corrida solitária e finalizada com Mike Rockenfeller. A Audi nº 3, no final com Loic Duval, chegou na quinta posição, atrás da Lola nº 12, finalizada com Neel Jani.

As duas Toyotas, que prometiam incomodar as Audis, ficaram pelo caminho em acidentes, sendo que um deles provocou a quebra de duas vértebras de Anthony Davidson.

Na LMP2, vitória sossegada da Starworks HPD nº 44, que Ryan Dalziel trouxe para casa. Na GTE Pro, Giancarlo Fisichella recebeu a bandeirada com a Ferrari nº 51, deixando a nº 59 do brasileiro Jaime Melo em segundo. Na GTE Am, em uma disputa empolgante, o Corvette nº 50 de Pedro Lamy passou na frente da Porsche nº 67 de Anthony Pons a 17 minutos do encerramento.

Hora 1: Liderança de Andre Lotterer no Audi nº 1, seguido por Allan McNish no nº 2. A OAK de Olivier Pla liderava na LMP2, Toni Vilander (Ferrari) na GTE Pro e Patrick Pilet (Flying Lizard Porsche) na GTE Am.

Hora 2: Audi nº 1 ainda em primeiro, com o nº 2 atrás. O OAK n 24 ainda liderava na LMP2, Gianmaria Bruni (Ferrari) na GTE Pro e Sean Pumpelly (Flying Lizard Porsche) na GTE Am.

Hora 3: Audi nº 1 na ponta, enquando a nº 2 estava parada na garagem com problemas. Com isso, a Toyota nº 7 de Nicolas Lapierre pulava para segundo, e a nº 8 para terceiro, seguido pelas outras três Audis. Na LMP2, liderança inalterada, assim como na GTE Pro e na GTE Am.

Hora 4: Na frente ainda a Audi nº 1, com as Toyotas nº 8 (que chegou a liderar) e 7 voltando dos pits logo atrás e na frente da Audi nº 3. Na LMP2, o nº 24 ainda estava em primeiro, assim como a Ferrari nº 51 na GTE Pro e o Porsche nº 79 na GTE Am. 

Hora 5: Um grande acidente tirou a Toyota nº 8 da prova. Anthony Davidson tocou na Ferrari nº 81 de Piergiuseppe Perazzini e chegou a decolar, batendo nas barreiras. O piloto inglês foi levado ao hospital para checagens. Mas nem tudo eram más notícias para os japoneses, já que a Toyota nº 7 com Nicolas Lapierre liderava em disputa feroz com a Audi nº 1 de Benoit Treluyer. Na LMP2 e na GTE Pro, primeiras posições inalteradas com a Morgan nº 24 e a Ferrari nº 51, respectivamente. Na GTE Am, Julien Canal, com o Corvette nº 50, assumia a ponta.

Hora 6: Foi disputada inteiramente sob bandeira amarela, devido a reparos na curva Mulsanne pelo acidente de Davidson. Lideranças da Audi nº 1, do Morgan nº 24 (LMP2), do Corvette nº 74 (GTE Pro) e do Corvette nº 50 (GTE Am).

Hora 7: As Audis dominam, com os bólidos nº 1, 2 e 4 nas três primeiras posições. A Toyota nº 8, com Kazuki Nakajima, bateu na traseira de Satoshi Motoyama, no DeltaWing. O Morgan nº 24, (LMP2), o Corvette nº 74 (GTE Pro) e o Corvette nº 50 (GTE Am) seguiam em primeiro em suas classes.

Hora 8: Em um momento mais tranquilo da corrida, as Audis seguem na frente com as posições inalteradas. Na LMP2 uma nova lideraça: o Oreca nº 48 com Warren Hughes. O Corvette nº 74 (GTE Pro) e o Corvette nº 50 (GTE Am) seguiam na frente.

Hora 9: Andre Lotterer deu uma escapada no primeiro setor da pista, mas a Audi nº 1 se manteve na frente. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças inalteradas em relação à hora anterior. Na GTE Am, a primeira posição passou para as mãos da Ferrari nº 57.

Hora 10: As Audis nº 1, 2 e 4, respectivamente, seguiam dominando. Na LMP2, a ponta passou para a HPD nº 44, com Ryan Dalziel, depois de um furo de pneu do Oreca nº 48. O Corvette nº 74 seguia na frente na GTE Pro, e na GTE Am quem liderava era o Porsche n 67 de Raymond Narac.

Hora 11: Benoit Treluyer lidera com a Audi nº 1, seguida pela nº 2 e pela nº 4, esta uma volta atrás. Na LMP2 a liderança ainda era da HPD nº 44, e na GTE Pro a Ferrari nº 51 voltava à ponta com Giancarlo Fisichella, após um problema na direção do Corvette nº 74. Na GTE Am, Porsche nº 67 em primeiro. 

Hora 12: A diferença entre as duas Audis (nº 1 e 2) caiu para 40s. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 13: A Audi nº 1 volta a abrir vantagem, agora superior a 2 minutos. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro.

Hora 14: Marcel Fassler escapou nas curvas Porsche, mas segue em primeiro com o nº 1. Na LMP2, liderança ainda para o HPD nº 44, em batalha com o ORECA-Nissan nº 49, sétimo e oitavo no geral. Na GTE Pro, Ferrari nº 51 ainda na frente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 15: Uma intervenção do safety car reduziu a diferença entre as Audis nº 1 e 2 para menos de um minuto. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro, em um duelo sensacional.

Hora 16: Diferença aumentou e, com Andre Lotterer, a Audi nº 1 colocou uma volta em cima da nº 2, já estando duas na frente da nº 4. Nas outras três categorias, não houve alterações em relação à hora anterior.

Hora 17: A Audi agora ocupa as quatro primeiras posições, já que a nº 3, com Loic Duval, ultrapassou a Rebellion Lola-Toyota nº 12. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, de novo o Porsche nº 67 em primeiro. O susto da vez ficou por conta de Brian Vickers, cuja Ferrari da equipe AF-Waltrip Ferrari teve um pneu furado e pegou fogo antes de chegar aos pits.

Hora 18: Mudança na primeira posição, agora nas mãos da Audi nº 2. A nº 1, com Marcel Fassler, escapou da pista ao evitar uma colisão com o Corvette nº 74 na curva Mulsanne. Com isso, foram perdidos mais dois minutos nos boxes em reparos. E Tom Kristensen voltou rápido dos boxes, na frente. Na LMP2 e na GTE Pro, lideranças mantidas para os numeros 44 e 51, respectivamente. Na GTE Am, a ponta voltou para o Corvette nº 50.

Hora 19: A diferença entre as Audis nº 2 e nº 1 está em uma volta. Nas outras três categorias, nada de alterações na liderança.

Hora 20: Audi nº 1 de novo em primeiro, e a diferença de Benoit Treluyer para Allan McNish na nº 2 é de ínfimos 3s. Na GTE Pro, domínio das Ferraris, com a nº 51 na frente e a nº 59, do grupo do brasileiro Jaime Melo, logo atrás. Na LMP2 e na GTE Am, nada de mudanças.

Hora 21: McNish reassumiu a liderança. Treluyer rodou na proximidade dos boxes, e a diferença está na casa de uma volta, com estratégias distintas. Na LMP2, a HPD nº 44 está uma volta na frente da Oreca nº 46. Nas GTEs, Ferrari nº 51 e Corvette nº 50 em primeiro.

Hora 22: Benoit Treluyer, com a Audi nº 1, reassumiu a liderança devido a uma batida de Allan McNish nas curvas Porsche. O escocês perdeu o controle da Audi nº 2 ao tentar deixar a Ferrari nº 59 para trás, do mesmo jeito que Marc Gené bateu a Audi nº 3 momentos antes. A Lola nº 12 reassumiu o quarto posto. Nas demais classes, lideranças para a HPD nº 44 (LMP2), Ferrari nº 51 (GTE pro) e Porsche nº 67 (GTE Am).

Hora 23: A Audi nº 1, com Andre Lotterer, se aproxima da vitória, tendo uma volta da vantagem para a nº 2 de McNish. A nº 4 faz uma solitária corrida em terceiro, três voltas atrás, seguida pela Lola nº 12 e pela Audi nº 3. Na LMP2, a HPD nº 44 lidera sobre a Oreca nº 46. Na GTE Pro, a Ferrari nº 51 está duas voltas na frente da nº 59. E, na GTE Am, o Porsche nº 67 está menos de 30s na frente do Corvette nº 50.

Classificação da prova:
Pos.CarroPilotosClasseVoltas
1.#1AudiLotterer/Fassler/TreluyerLMP1378
2.#2AudiMcNish/Capello/KristensenLMP1377
3.#4AudiJarvis/Bonanomi/RockenfellerLMP1375
4.#12LolaProst/Heidfeld/JaniLMP1367
5.#3AudiGene/Dumas/DuvalLMP1366
6.#22HPDBrabham/Dumbreck/ChandhokLMP1357
7.#44HPDPotolicchio/Dalziel/K-SmithLMP2354
8.#46OrecaThiriet/Beche/TinseauLMP2353
9.#49OrecaPerez Companc/Kaffer/AyariLMP2352
10.#26OrecaRagues/Panciatici/RusinovLMP2351
11.#13LolaBelicchi/Bleekemolen/PrimatLMP1350
12.#41ZytekZugel/Julian/GonzalezLMP2348
13.#25OrecaMartin/Charouz/GravesLMP2346
14.#35MorganH Hansson/Leinders/MartinLMP2341
15.#42ZytekBrundle/Brundle/OrdonezLMP2340
16.#23OrecaTresson/Mailleux/LombardLMP2340
17.#51FerrariFisichella/Bruni/VilanderGTEP336
18.#59FerrariMakowiecki/Melo/FarnbacherGTEP333
19.#97AstonMucke/Fernandez/TurnerGTEP332
20.#50CorvetteBornhauser/Canal/LamyGTEA329
21.#67PorschePons/Armindo/NaracGTEA328
22.#71FerrariBertolini/Beretta/CiociGTEP326
23.#73CorvetteGarcia/Magnussen/TaylorGTEP326
24.#45OrecaBriere/Nakano/PetersenLMP2325
25.#57FerrariKrohn/Jonsson/RugoloGTEA323
26.#40OrecaFrey/Hirschi/MeichtryLMP2320
27.#79PorscheNeiman/Pumpelly/PiletGTEA313
28.#70CorvetteBourret/Gibon/BellocGTEA309
29.#43NormaRosier/Haezebrouck/ThirionLMP2308
30.#21HPDLeventis/Kane/WattsLMP1303
31.#61FerrariKauffman/Aguas/VickersGTEA294
32.#83FerrariRodrigues/Illiano/FerteGTEA292
33.#55PorscheDaniels/Palttala/CamathiasGTEA290
34.#74CorvetteGavin/Westbrook/MilnerGTEP215
35.#17DomeMinassian/Bourdais/AraLMP1202
36.#38ZytekHancock/Dolan/KurosawaLMP2271
37.#33HPDTucker/Bouchut/DiazLMP2240
38.#30LolaSims/Buurman/IannettaLMP2239
39.#88PorscheRied/Roda/RubertiGTEA222
40.#15OAKMontagny/Kraihamer/BaguetteLMP1219
41.#66FerrariWalker/Cocker/WillsGTEP204
42.#48OrecaFirth/Hartley/HughesLMP2196
43.#77PorscheLietz/Lieb/HenzlerGTEP184
44.#75Porscheal Faisal/Curtis/EdwardsGTEA180
45.#31LolaHolzer/Schultis/MoroLMP2155
46.#58FerrariEhret/Jeannette/MontecalvoGTEA146
47.#24MorganNicolet/Lahaye/PlaLMP2139
48.#7ToyotaWurz/Lapierre/NakajimaLMP1134
49.#80PorscheBergmeister/Long/HolzerGTEP114
50.#28LolaGiroix/Badey/JohanssonLMP292
51.#8ToyotaDavidson/Buemi/SarrazinLMP182
52.#0DeltaWingFranchitti/Krumm/MotoyamaCDNT75
53.#81FerrariPerazzini/Cadei/GriffinGTEA70
54.#99AstonNygaard/Poulsen/SimonsenGTEA31
55.#16PescaroloCollard/Bouillon/HallLMP120
56.#29LolaIhara/Deletraz/RostanLMP217

Nenhum comentário:

Postar um comentário