terça-feira, 26 de junho de 2012

A volta por cima de Nelsinho Piquet jr!!!!


O sobrenome Piquet mais uma vez entra na história do automobilismo brasileiro. Nelson Piquet Jr. é o primeiro piloto do país a triunfar numa corrida das divisões nacionais da Nascar.

Nelsinho largou da pole e liderou o maior número de voltas da prova da Nationwide Series em Road America na tarde deste sábado. A vitória veio já na terceira corrida do piloto nesta divisão, que é o último degrau antes da Sprint Cup, a principal competição do automobilismo americano.

"Estou sem palavras", afirmou ele logo ao sair do carro, com a bandeira do Brasil no Victory Lane. "Agradeço o time pelo excelente trabalho. Estava sentindo a vitória bater na trave nas últimas corridas e fico contente que ela tenha vindo logo na minha primeira prova do ano na Nationwide."

A vitória inédita veio em grande estilo, com 19 das 50 voltas na liderança e a partir de uma pole position que marcou o novo recorde da pista, com 1min33s066.

Piquet Jr. sustentou a liderança nas primeiras duas voltas. Na quinta, de olho na autonomia do Chevrolet Impala #30, a equipe Turner chamou o brasileiro para os pits. Ele reabasteceu o carro sob bandeira verde e logo fez outra parada nos boxes, sob amarela.

Entre as voltas 19 e 22, ele saltou da sexta para a segunda posição, duelando pela liderança com o campeão mundial de F1 em 1997, Jacques Villeneuve. Pelo rádio, veio a ordem para economizar combustível, o que permitiu ao canadense abrir alguma vantagem até nova bandeira amarela interromper a corrida na volta 31.

Nelsinho então fez seu terceiro pit-stop da prova, deixando os boxes na quinta posição. Àquela altura, mesmo após o reabastecimento, seu combustível acabaria a meia volta do final em ritmo regular de corrida.

Sem se preocupar em poupar quando surgiu a bandeira verde, o brasileiro posicionou seu carro de maneira a superar Villeneuve e Danica Patrick por fora e ainda mergulhou por dentro de Justin Allgaier, ganhando três posições no mesmo número de curvas.

A equipe ainda insistia na economia de combustível, quando veio algum alívio com nova bandeira amarela, agora na volta 33. No giro seguinte ele reassumiu a ponta com a parada do adversário que vinha à frente.

E conservou a liderança até o final, no que foi descrito pelo site oficial da Nascar como "uma pilotagem impecável nas 16 últimas voltas". Durante duas vezes o brasileiro foi pressionado no trecho final, mas nas dez últimas voltas ele conseguiu controlar bem a distância para o segundo colocado. A cinco voltas do final, com mais de 4s de margem para o vice-líder, veio a ordem pelo rádio para administrar. Instrução cumprida por Piquet Jr. para receber a bandeira quadriculada com 2,5s de vantagem.

"Foi um dia perfeito", resumiu o brasileiro. "Ontem estivemos sempre entre os mais rápidos. Hoje a pole veio com uma diferença boa para os outros e as coisas funcionaram bem na corrida. Só seria mais perfeito se meu pai e minha mãe estivessem aqui comigo neste momento", acrescentou ele.

Questionado sobre as dificuldades da corrida, Nelsinho lembrou que foi cauteloso no início após perder a ponta. "Procurei fazer a corrida o mais limpo possível, sem tocar em ninguém e respeitando todos os pilotos. Teve um momento em que precisei conservar freios e combustível, para atacar no final."

Na entrevista coletiva do vencedor, ele foi questionado ainda sobre seus planos para o restante da temporada. "Neste ano já ganhamos uma na K&N Pro Series East, fizemos pole e dominamos corrida na Truck Series, além dessa vitória de hoje. Ainda falta ganhar uma corrida nos trucks e sei que isso vai acontecer, para chegarmos ao final do ano na briga pelo campeonato."

A próxima oportunidade para isso não está longe. Nesta quinta-feira, Nelsinho retorna ao campeonato das picapes na pista do Kentucky. Ele atualmente é o sexto colocado na temporada, 38 pontos atrás do líder.


O relatório oficial da vitória inédita de Nelsinho Piquet ontem em Road America ratifica da impressão de domínio que o piloto havia deixado na pista: o carro #30 acumulou quatro dos seis prêmios oficiais atribuídos pela Nascar. 

Na Nationwide Series, a exemplo do que ocorre em outras divisões da principal competição automobilística dos EUA, são premiados após cada prova: o piloto de melhor desempenho, o pole position, o competidor que liderou mais voltas, o melhor estreante da corrida, o fabricante do melhor motor e o piloto que mais ganhou posições.

O Chevrolet Impala #30 ganhou quatro dos cinco prêmios possíveis. Apesar de Piquet Jr nunca ter andado em Elkhart Lake antes e de ter feito apenas sua terceira largada na categoria, ele não é considerado na premiação dos estreantes, restrita aos competidores regulares da Nationwide que concorrem ao "rookie of the year" na divisão.

O brasileiro ganhou o prêmio pela pole, pelo maior número de voltas na liderança (19 das 50) e o "driver of the race award", como melhor piloto da corrida. A Hendrick Engines, fornecedora dos propulsores para a equipe Turner Motorsports, venceu o prêmio dos preparadores de motores pelo trabalho feito no carro #30.

O domínio de Piquet Jr também foi refletido na tabela de premiação em dinheiro. Ele somou US$ 55.393 na prova, além de uma motocicleta Harley Davidson oferecida pelo patrocinador do evento ao piloto vencedor. Nas sete etapa da Nascar Truck Series disputadas na atual temporada, ele tinha somado US$ 101.675.

A inédita vitória brasileira na Nascar ainda colocou Nelsinho em alguns grupos seletos na principal competição a motor dos Estados Unidos, conforme destacado pelo site oficial da categoria:

Piquet Jr. é o quinto estrangeiro a vencer na Nationwide Series e o terceiro piloto diferente a triunfar em três edições do evento. Antes dele, apenas 17 competidores em toda a história da Nascar haviam visitado o Victory Lane já na terceira corrida pela divisão -sendo o último Joey Logano em 2008. 

É a segunda vez na temporada que o carro #30 leva um piloto à sua primeira vitória na categoria. Antes de Nelsinho, James Buescher, que também é competidor regular da Truck Series pela equipe Turner, vencera em Daytona.

"Agora vamos brigar pelas vitórias na Truck Series, para chegar ao final da temporada na disputa pelo título", afirmou o brasileiro.

Seu próximo compromisso na categoria é nesta quinta-feira, no Kentucky. Após 7 das 22 etapas da temporada, Piquet Jr. ocupa a sexta posição no campeonato, 38 pontos atrás do líder.

Um comentário:

  1. Genial vitória. Sejamos justos: a vitória é dele, e não do Brasil. Mas ele mereceu!! Correu muito!

    Belo texto, como sempre!

    ResponderExcluir